Sobre o Grupo e o Blog

Esta é a página da pesquisa Indicadores de Regulação do Emprego. Ela teve início em 2014 e se encerrou em 2016, contando com o apoio da CAPES e da FAPESP, processo nº 2014/04548-3, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O objetivo da pesquisa foi sistematizar informações, textos e indicadores de regulação do emprego (especialmente concernentes ao direito do trabalho), tanto pelas instituições estatais, quanto pelas empresas na gestão da força de trabalho. A análise construiu indicadores que conjugavam dados específicos, inclusive oriundos de estudos de caso, com informações transversais alicerçadas em diferentes fontes e parâmetros, até dados mais gerais, incluindo dados populacionais. Desse modo, dialogou-se com os dados e fontes mais tradicionais sobre o mundo do trabalho, como da PNAD, da RAIS, do CAGED, do INSS, DIEESE, e os indicadores produzidos na literatura a partir deles.

Dentre as principais questões da pesquisa, estavam: já que existe um conjunto de normas a serem observadas pelo capital na regulação do emprego, como as empresas se relacionam com essas regras? Existem também três instituições que buscam garantir a obediência das empresas às referidas normas: qual o papel que essas instituições de vigilância do direito do trabalho têm desempenhado? Como as empresas reagem às ações das instituições?

A construção dos indicadores pretendeu ajudar a avaliar a conjuntura no mundo do trabalho brasileiro.

Vários aspectos do chamado mundo do trabalho foram analisados, como formalização do trabalho, rendimento, remuneração, rotatividade, saúde e segurança do trabalho, bem como várias formas análise, como dados agregados, comparação por períodos, por setores econômicos, estudos de caso, etc.

A pesquisa abrangeu todo o Brasil no que concerne à construção de indicadores gerais de regulação do emprego.

Os indicadores contemplaram todos os aspectos da relação de emprego (contratação, remuneração, tempo de trabalho e saúde/segurança), com atenção especial, nos estudos aprofundados, às questões de saúde e segurança do trabalho, trabalho análogo ao escravo, gestão do tempo de trabalho e terceirização.

A página possuiu alguns objetivos principais, quais sejam: divulgar os resultados da pesquisa por meio de textos e indicadores; servir como fonte de informações para pesquisadores, agentes e regulação e demais interessados; replicar notícias relevantes e pesquisa de outros autores sobre o mundo do trabalho; trocar informações sobre a pesquisa e temas relacionados.

Esta página disponibiliza indicadores, textos na tela e links para resultados das nossas investigações publicados em revistas e outros sites.

Além disso, há diversos links para bases de dados e informações sobre o trabalho no Brasil.

Mesmo com o encerramento da pesquisa, são realizadas atualizações periódicas, com notícias, resultados das investigações do grupo, novas fontes e pesquisas de outros grupos e autores.

Para ter acesso aos resultados das nossas pesquisas diretamente em arquivo, basta acessar a página http://indicadoresdeemprego.wordpress.com/ , que é nosso site complementar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário