Fontes

Selecionamos uma lista com links para acesso a páginas com informações, dados e notícias sobre o "mundo do trabalho" no Brasil. 
O link abaixo direciona o leitor à página complementar do grupo de pesquisa:
Indicadores de Regulação Grupo no Wordpress

Os demais links estão divididos em 3 grupos: 1- notícias e trabalhos, 2- sites de instituições públicas, 3- Páginas com fontes para pesquisa: 

1- notícias, trabalhos e outras pesquisas:

Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) ("Desde sua fundação, o CESIT tem dado prioridade a questões relacionadas com mercado do trabalho, relações de trabalho, sindicalismo, políticas públicas de emprego, reestruturação produtiva, novas formas de organização do trabalho, políticas sociais. Para o desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o CESIT reúne um corpo interdisciplinar de pesquisadores especializados nas diversas temáticas relacionadas ao mundo do trabalho, as questões e as políticas sociais.")

Global Labour University (GLU) The Global Labour University (GLU) is a network of trade unions, universities and the ILO (International Labour Organisation) to deliver high-level qualification programmes. It offers Masters Courses in five  different countries on trade unions, sustainable development, social justice, international labour standards, multinational companies, economic policies and global institutions and promotes research cooperation on global labour issues

CONTRADIÇÕES DO TRABALHO NO BRASIL ATUAL. FORMALIZAÇÃO, PRECARIEDADE, TERCEIRIZAÇÃO E REGULAÇÃO "tem como objetivo estudar o trabalho no Brasil em suas manifestações atuais, buscando elucidar o sentido das transformações que o vêm atingindo, a partir da análise de vários aspectos, como as desigualdades de gênero, a informalidade, as tendências à terceirização, o sindicalismo e a regulação do trabalho, as novas formas de organização e uso do trabalho em cadeias produtivas de alta tecnologia, o trabalho por conta própria, as políticas públicas de mercado de trabalho”

Grupo de Pesquisa "Trabalho, Precarização e Resistências" (“Grupo de pesquisa sediado no Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH), da Faculdade de Filosofia e C. Humanas, Universidade Federal da Bahia. Participamos das Linhas de Pesquisa: Trabalho, classes e desigualdades (do CRH) e Trabalho e Desigualdades Sociais (do Programa de Pós-graduação em C. Sociais) UFBa. Somos membros do Grupo de Pesquisa do Diretório do CNPq Trabalho, trabalhadores e reprodução social. Os docentes e pesquisadores que compõem o grupo trazem experiências acadêmicas de áreas diversas, como ciências sociais, educação, direito, psicologia e saúde, o que tem fortalecido a proposta de uma abordagem multidisciplinar do trabalho. Compõe o grupo também alunos de graduação e pós-graduação dessas áreas”.)

Repórter Brasil ("A Repórter Brasil foi fundada em 2001 por jornalistas, cientistas sociais e educadores com o objetivo de fomentar a reflexão e ação sobre a violação aos direitos fundamentais dos povos e trabalhadores no Brasil. Devido ao seu trabalho, tornou-se uma das mais importantes fontes de informação sobre trabalho escravo no país. Suas reportagens, investigações jornalísticas, pesquisas e metodologias educacionais têm sido usadas por lideranças do poder público, do setor empresarial e da sociedade civil como instrumentos para combater a escravidão contemporânea, um problema que afeta milhares de pessoas.")

ABET - Associação Brasileira de Estudos do Trabalho ("A Associação Brasileira de Estudos do Trabalho – ABET – fundada em 30 de maio de 1989, na cidade de São Paulo, conta com mais de 500 associados de diversas áreas de conhecimento como a Economia, o Direito, a Sociologia, a Ciência Política, a História, a Medicina e Segurança do Trabalho, a Educação, a Psicologia, a Antropologia, a Engenharia e outras.")

Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho ("foi criado em 1980 pela iniciativa e necessidade de uma série de entidades sindicais em compreender a importância da luta pela saúde dos trabalhadores. É nesse momento que essas entidades passam a incorporar em suas atividades de reivindicações, a organização do trabalho, a política previdenciária, o aprimoramento dos serviços de saúde, a prevenção de acidentes, doenças e mortes causadas pelas condições dos ambientes de trabalho.")

Democracia e Mundo do Trabalho em Debate (“é um site idealizado por profissionais e pesquisadores universitários, de instituições públicas e privadas, com atividades voltadas ao campo do trabalho, além de lideranças sindicais. Associados de maneira voluntária e sem fins lucrativos, reconhecemos a centralidade do trabalho humano no universo da vida social. Nosso principal objetivo é aproximar a produção de conhecimento especializado com o mundo do trabalho real”.)


Fórum dos Acidentes de Trabalho ("espaço de temas relacionados à análise e prevenção de acidentes do trabalho. Sua finalidade é apoiar atividades de grupo de pesquisa e de serviços da área de saúde do Trabalhador, com ênfase na segurança no trabalho, com discussões presenciais e virtuais e disponibilização de materiais de apoio, como casos e textos.")

2- Sites de instituições públicas:

MTE (Ministério do Trabalho)

PGT (Procuradoria Geral do Ministério Público do Trabalho)

IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

IPEA  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Fundacentro Fundação Jorge Duprat e Figueiredo - Fundacentro

Tribunal Superior do Trabalho


3- Páginas com fontes para pesquisa:

Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho
O Observatório facilita o acesso a estatísticas que antes se encontravam perdidas em bancos de dados governamentais ou em anuários pouco inteligíveis, o que dificultava a pesquisa sobre o assunto e sua compreensão. Entre as visões apresentadas, destacam-se indicadores de incidência, número de notificações de acidentes (CATs), gastos previdenciários acumulados, dias perdidos de trabalho, mortes acidentárias, localização geográfica, ramos de atividade e perfil das vítimas.

O DataViva é uma ferramenta de visualização que disponibiliza dados oficiais sobre exportações, atividades econômicas, localidades e ocupações de todo o Brasil, em oito aplicativos e mais de 100 milhões de visualizações.

MTE Comportamento do Emprego Formal
Painel de Monitoramento Analítico do Mercado de Trabalho, criado para apoiar a gestão estadual e municipal das políticas públicas de emprego, trabalho e renda.

Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (INSS / SUS)

Dados Agregados mercado de trabalho IBGE

Rais e CAGED

Inquéritos civis MPT




PNAD (Pesquisa Nacional por amostra de domicílio)

Estatísticas de Acidente Fundacentro

IBGE listas CNAE CBO

MTE - Resultados da Fiscalização em Segurança e Saúde no Trabalho
MTE - Estatísticas - Fiscalização do Trabalho
MTE- Consulta a Andamento Processual e a Informações Processuais de Autos de Infração

Trabalho Decente SP (indicadores)


4- Fontes internacionais

Monitoring labour market and pension reforms and strikes in the EU-28
The ETUI Reforms Watch is a new online web information service produced by the ETUI since the end of 2016.
- This service will provide individual EU country dossiers with fact-based information on:
the state of labour market reforms;
the state of pension reforms;
developments in legislation on strikes and data on strike activities.

Alguns esclarecimentos sobre as fontes utilizadas na pesquisa:

Fontes Gerais de informações
As fontes tradicionais (PNAD, RAIS, etc.) serão sistematicamente utilizadas na análise e construção dos indicadores empregados na pesquisa, mas nunca exclusivamente. Elas serão tomadas como bases para comparação com indicadores que abordam os mesmos problemas sob outros vieses. Sua construção ocorrerá por meio das instituições de vigilância do direito do trabalho, a partir de bases eminentemente públicas (a maior parte das informações consta nos sítios eletrônicos do MTE, MPT e JT). Assim, serão empregadas para a análise e construção de indicadores bases de grande amplitude, como o SFIT, os bancos de dados do MPT e da JT.
O SFIT é um banco de dados informatizado, constituído pelo MTE em 1995 para compilação das informações sobre a fiscalização do trabalho, e, desde então, contempla dados de todas as fiscalizações realizadas pelo MTE. O SFIT permite obter informações sobre regras descumpridas, setores econômicos, empresas infratoras, tipos de ilícitos, comportamento dos auditores e do conjunto da fiscalização, entre muitos outros.
Os relatórios anuais da JT e as publicações do Conselho Nacional de Justiça abrangem o conjunto da instituição, ou seja, são dados populacionais. Entre outras informações, neles constam o número de ações ajuizadas, de juízes e de servidores, as partes recorrentes, resultados das ações, das sentenças, valores recebidos pelos reclamantes, etc. Eles contribuem para esmiuçar a estrutura, o padrão de atuação e os resultados da JT frente aos empregadores.
Quanto ao MPT, serão utilizados dados do MPT digital de diferentes estados e do país. Essas fontes possibilitam a criação de indicadores sobre o comportamento das empresas, em geral e por temas. Além disso, são publicados anualmente Retratos do Ministério Público, pelo seu Conselho Nacional do MPU, nos quais constatam diversas informações e dados sobre a instituição (número de procedimentos, arquivamentos, TAC, ACP, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário